segunda-feira, 9 de abril de 2012

Região Norte: Investimento é crescimento.


A região Norte é composta por 7 estados, sendo eles o Acre (sim, o Acre!), Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Todos esses estados têm como principal atrativo turístico a natureza diversificada e a riqueza cultural.
Apesar do turismo de aventura e de experiência e do turismo cultural ser o forte da região, ela não está muito preparada para atender sua demanda, pois, de acordo com uma pesquisa, três capitais da região Norte possuem as menores redes de hospedagem do país, sendo elas: Boa Vista, com apenas 1.077 UHs e 1.726 leitos; Rio Branco, com 1.231 UHs e 2.047 leitos e Macapá com 1.247 UHs e 1.584 leitos.
Em números absolutos, São Paulo (574) e Rio de Janeiro (250) são as capitais onde há maior quantidade de hotéis. Boa Vista (16) e Rio Branco (20) registram o menor número desses estabelecimentos.
Com a Copa do Mundo no Brasil em 2014, o estado de Manaus será a única sede da região Norte e está recebendo investimentos em transporte urbano e infra-estrutura, que totalizará um valor investido de R$ 1,84 bilhões. Apesar de não haver nenhuma outra capital da região Norte sediando um jogo, é evidente que todas receberão turistas e isso implica em investimentos na área de hospitalidade, alimentos e bebidas, etc. Pensando nisso, somado com a atual necessidade, acontecerá em Palmas, de 15 a 19 de abril, no Centro de Educação Empresarial do Sebrae, a Semana de Capacitação do Setor Hoteleiro.
De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae/TO com 47 empresas deste setor de Palmas, foi indicado que 76% das pousadas e hotéis pretendem realizar investimento nos próximos dois anos. A maioria delas está no mercado há mais de dez anos. A permanência média dos hóspedes é de 2 a 3 dias. Outro dado interessante, é que nos últimos dois anos, as empresas mantiveram sua lucratividade estável. 
Espera-se que iniciativas como essa do Sebrae de Tocantins aconteça com as demais capitais  do Norte, independente da Copa no Brasil, as capitais devem estar preparadas para receberem turistas brasileiros e estrangeiros, visto que o número de turistas vem aumentando e o que se espera é que ele sempre retorne. Para isso, é preciso proporcionar boas experiências, qualidade de atendimento, de serviços, sempre procurando ultrapassar o básico que se espera.

Referências:

Postado por: Michelle Lemes
#AldriguiMeDaDez

Nenhum comentário:

Postar um comentário