segunda-feira, 9 de abril de 2012

Aumento da oferta, aumento da oferta, tormento da oferta.


O Nordeste destaca-se no turismo brasileiro pelos atrativos naturais. Não é à toa que Pernambuco, Alagoas, Maranhão e Rio Grande do Norte estão investindo em hospedagem de boa qualidade e feiras relacionadas, segundo dados recentes.
   Em Pernambuco, Recife sediará pelo segundo ano seguido a Equipotel Nordeste. A feira é a maior da região no que se trata de gastronomia e hotelaria da América Latina. A feira terá 250 expositores em 400 estandes e um espaço físico de 23mil m². Esperam-se dez mil visitantes com investimento de R$ 6,25milhões, procurando atender a demanda crescente (Jornal do Turismo, 03/04/12).
     Em Olinda aconteceu no Senac-PE o 1º Fórum de empresários do segmento da hotelaria pela Fecomércio de Pernambuco através da CET (Câmara Empresarial de Turismo) com o tema “Cenários para a qualificação profissional”.
     Em relação ao Carnaval, Pernambuco recebeu mais de um milhão de pessoas nas 20 cidades do Estado, gerando R$773,6 milhões neste ano. O turista gastou 17,14% mais do que em 2011 e a maioria dos turistas nacionais residem nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. 96% de todos os entrevistados aprovaram o carnaval de Pernambuco e o recomendariam (Jornal de Turismo, 09/03/12).
    Em Porto de Galinhas, a associação dos Hotéis comemora 20 anos, acompanhando o ranking de quinto destino mais procurado do Brasil (Jornal de Turismo, 30/03/12). O Hotel Armação aproveita e investe em um novo site com fotos e todas as informações necessárias das acomodações e informações da expansão do hotel (Panrotas, 09/01/12).
    Em Alagoas, a realidade não é muito diferente. Em 2012, o Estado ganhará quatro novos hotéis. O primeiro é o Condo Hotel Ritz Suítes que foi inaugurado no dia 20 de março e contou com a presença de várias autoridades (Jornal de Turismo, 21/03/12).
    O Estado de Alagoas procura ampliar a hospedagem por conta da demanda mostrada no carnaval deste ano. A ocupação nos hotéis, resorts e pousadas nessa época é de 92,23%. O destino é uma boa pedida para o turista que procura desde o sossego a badalação com praias paradisíacas em Maceió, Litorais Sul e Norte, como Barra de São Miguel e Barra de Santo Antônio (Jornal de Turismo, 15/02/12).
     A rede hoteleira espanhola Oca Hotels passou a administrar o Grand Oca Maragogi Beach & Leisure Resort no ano passado no litoral de Alagoas. O grupo ampliará a rede de hotéis no Estado com linhas bem definidas para resorts cinco estrelas (Parotas, 02/01/12). O GJP Hotéis também aposta na ampliação das acomodações por conta do crescimento de 10% da demanda, destacando-se o Sete Coqueiros e o Village Pratagy Resort (Panrotas, 20/01/12)
    Em Maranhão, a Brazil Hospitality Group S.A comprou a rede hoteleira Grupo Solare, passando a administrar 1,1mil quartos (Panrotas, 26/01/12). E o 60º Ibis foi inaugurado em São Luís com investimento de 18 milhões a uma quadra do mar com o diferencial dos 174 quartos em seis andares (Panrotas, 02/12/11)
    Já em Salvador, segundo a Revista Hotéis (2011), o crescimento do mercado hoteleiro mostrou-se pouco expressivo. A demanda aumentou 4,8% enquanto a oferta teve aumento quase nulo (0,3%). O Jornal de Turismo (19/03/12) publicou o investimento do Estado em preparar o mercado de turismo através de seminários para a Copa de 2014.
      Apesar do crescimento desenfreado ou da falta de crescimento a partir da demanda, as opiniões expostas pelos profissionais são otimistas. Para os que ainda acreditam no sucesso da Copa de 2014, a oferta hoteleira não será excessiva e o país saberá explorar o que tiver de melhor, prejudicando o mínimo possível.

Referências:

Postado Por: Larissa Midori
#AldriguiMeDaDez
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário